Ferramenta permite saber como governos gastam os recursos públicos

158 visualizações
4 minutos de leitura

Com o sugestivo nome de “Para onde foi o meu dinheiro?”, aplicativo disponibilizado pela Rede Nossa São Paulo, com o apoio do W3C Brasil, ajuda cidadão monitorar a execução dos orçamentos municipal, estadual e federal

Em 2012, o governo do Estado de São Paulo gastou e investiu o montante de R$ 135,3 bilhões. Desse valor total, quanto foi gasto em educação, saúde, transporte e em outras funções da administração estadual? A resposta a esta pergunta, inclusive com o detalhamento das despesas em cada uma das respectivas áreas, está disponível a qualquer cidadão na página da internet Para onde foi o meu dinheiro?

Disponibilizada pela Rede Nossa São Paulo, com o apoio do W3C Brasil, a ferramenta permite também ao internauta saber quais empresas ou pessoas físicas irão receber os valores a serem pagos pelo governo estadual.

Além dos gastos e investimentos do Estado de São Paulo, a página dá acesso a informações dos orçamentos da União e do Município de São Paulo. Entretanto, como a ferramenta funciona com os dados disponibilizados pela própria administração de cada ente da federação, os números atuais sobre as execuções orçamentárias da prefeitura paulistana e do governo federal estão menos completos no site.

A Rede Nossa São Paulo explica que o sistema desenvolvido replica as informações e os dados públicos disponibilizados pelos três níveis de governo utilizando uma nova concepção visual e de funcionalidade. O objetivo é facilitar o acompanhamento e o entendimento, por parte do cidadão, de como estão sendo aplicados os recursos originados nos impostos e nas taxas que ele paga.

De acordo com o W3C Brasil, que participa do projeto com orientação técnica e hospeda o aplicativo, agora será possível fazer incrementos constantes de novas funcionalidades na ferramenta, mostrando toda a potencialidade do conceito de reutilização de dados abertos como vetor de inovação permanente no desenvolvimento de aplicações.

Outra intenção do projeto é que a existência do aplicativo contribua para estimular os governos a disponibilizarem seus dados utilizando os melhores padrões de dados abertos, o que agregaria mais informações e agilidade à página “Para onde foi o meu dinheiro?”.

Concebido inicialmente pelo programador Thiago Rondon, o aplicativo cidadão continua em desenvolvimento e terá melhoramento constante de modo colaborativo e aberto, segundo as organizações envolvidas na iniciativa.

Todo o projeto está sendo desenvolvido em código aberto, ou seja, quem quiser poderá utilizá-lo, modificando-o e criando novos aplicativos, sem nenhum ônus.

A Nossa São Paulo e o W3C Brasil integram a Rede pela Transparência e Participação Social – Retps.

Aplicativo já está disponível para celulares

Além do site na internet, o aplicativo gratuito já está disponível para celulares que utilizam plataforma Android. Clique aqui para instalar o aplicativo.

Fonte: Rede Nossa São Paulo, integrante da RETPS

Deixe uma resposta

Anterior

Organizações da sociedade civil se reúnem com controlador-geral do município

Default thumbnail
Próximo

Publicação de dados abertos: formatos de arquivo adequados e inadequados

Última de Blog