Pesquisa divulgada pela Rede Nossa São Paulo revela que tema recebeu a menor nota média (3,5) entre os 25 abordados. Percepção do cidadão é que falta transparência dos gastos e investimentos públicos
Ao lado de “Transparência e participação política”, com as piores notas médias da pesquisa, ficaram as áreas de “Desigualdade Social” e “Acessibilidade para pessoas com deficiência”, ambas com 3,8. As melhores avaliadas foram “Relações humanas” (6,5) e “Religiosidade e Espiritualidade” (6,0).
Câmara Municipal e Tribunal de Contas são as instituições menos confiáveisNo lançamento da 4ª edição do IRBEM, a Rede Nossa São Paulo e o Ibope também apresentaram os resultados da pesquisa sobre as diversas instituições e órgãos públicos. Segundo os números, o Corpo de Bombeiros (88%), Correios (86%), Metrô (77%) e Sabesp (76%) são as instituições e empresas que a população paulistana mais confia.
Por outro lado, a Câmara Municipal de São Paulo (30%) e o Tribunal de Contas do Município – TCM (34%) são as menos confiáveis, na opinião dos paulistanos. A Prefeitura, a Polícia Militar e a Polícia Civil, todas com 39%, também ficaram com avaliações abaixo da média no nível de confiança.
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Sobre o IRBEM
O IRBEM (Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município) revela como anda o nível de satisfação dos paulistanos em relação à qualidade de vida em São Paulo. A pesquisa aborda 25 temas, alguns com aspectos subjetivos como Sexualidade, Espiritualidade, Aparência, Consumo e Lazer e outros que tratam de condições mais objetivas de vida, como Saúde, Educação, Meio Ambiente, Habitação e Trabalho.
Nesta 4ª edição do IRBEM 2013 foram entrevistados 1.512 moradores da capital paulista com 16 anos ou mais, entre os dias 24 de novembro e 8 de dezembro de 2012. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos.
O levantamento apresenta também, pelo sexto ano consecutivo, o nível de confiança da população nas instituições (Prefeitura, Câmara Municipal, Polícia Militar, Poder Judiciário etc.) e a avaliação do poder público e dos serviços por ele oferecidos.