Conselho de Transparência de São Paulo elege sua presidência

60 visualizações
12 minutos de leitura

Reuniões mensais serão transmitidas ao vivo via internet; conheça a composição do órgão

Em sua última reunião, realizada no dia 9 de janeiro, o Conselho de Transparência da Administração Pública elegeu Edson Luiz Vismona (do Instituto Brasil Legal) e Roberto Fleury Bertagni (da Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania) respectivamente como presidente e vice-presidente do colegiado.

Instituído por meio do Decreto nº 57.500/2011, o Conselho tem por finalidade “propor à Corregedoria Geral da Administração (CGA) diretrizes, metodologias, mecanismos e procedimentos voltados ao incremento da transparência institucional, em articulação com os órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional, com vista à prevenção da malversação dos recursos públicos, à eficiência da gestão e à garantia da moralidade administrativa”.

O colegiado realizou cinco encontros até o momento e sua próxima reunião está marcada para o dia 6 de fevereiro. De acordo com encaminhamento da primeira reunião, os encontros devem ser realizados na segunda semana de cada mês, com início às 9h00.

Com exceção da primeira, todas foram registradas em vídeo e estão disponíveis na íntegra (veja links para os vídeos e atas abaixo). Na última sessão, foi deliberado que, a partir de agora, elas sejam também transmitidas ao vivo.

Seus integrantes são todos nomeados por ato do governador para um mandato de dois anos, que podem ser renovados (veja a atual composição abaixo). As nomeações foram publicadas no Diário Oficial no dia 7 de agosto de 2012.

Observadores

Na última sessão, foi aprovada, ainda, a participação de cidadãos como observadores presenciais nas reuniões do Conselho. De acordo com o presidente, devido a limitações no espaço físico (até o momento, as reuniões são realizadas no 1º andar da Rua Bela Cintra, 847), poderão se inscrever para o próximo encontro no máximo cinco pessoas, até o dia 1º de fevereiro.  Mais informações, pelo telefone: (11) 3218-5499.

:: Confira a composição do Conselho de Transparência da Adm. Pública

Mandato 2012-2014

Poder Executivo

*Fonte: sites dos respectivos órgãos; Portal da Transparência (servidores); Diário Oficial

Teresa Serra da Silva – Representante da Casa Civil. Procuradora do Estado, chefe da Assessoria Jurídica do Governo do Estado de São Paulo.

Roberto Fleury Bertagni – Representante da Secretaria de Justiça e da Defesa da Cidadania, chefe de gabinete da Pasta.

Roberto Meizi Agune – Representante da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional; técnico da Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE) e Conselheiro Administrativo da CIA Paulista de Obras e Seviços (CPOS); coordenador das atividades da Assessoria de Inovação em Governo – igov.sp da Secretaria de Planejamento.

Maria do Carmo Scaravelli – Representante da Secretaria da Fazenda; suplente no Conselho Fiscal da EMPLASA. Conselheira da Companhia Paulista de Parcerias (CPP).

Ullrich Hoffmann – Representante da Secretaria de Gestão Pública, exerce o cargo de chefe de Gabinete da Pasta; ex-Presidente da SPTrans (governo Serra). Engenheiro formado pelo Instituto Tecnológico da Aeronáutica – ITA. Atua como consultor de empresas. Foi Diretor de Planejamento e Desenvolvimento da CEAGESP.

Maria Rita Vaz de Arruda Corsini  – Representante da Procuradoria Geral do Estado, onde exerce o cargo de Ouvidora.

Sociedade Civil

Cláudio Weber Abramo – Diretor-Executivo da ONG Transparência Brasil (http://www.transparencia.org.br)

Edson Luiz Vismona – Associação Brasileira de Ouvidores; Presidente do Fórum Nacional Contra Pirataria e do  Instituto Brasileiro de Defesa da Competividade – Instituto Brasil Legal; Ex-Secretário de Justiça do Estado; Fundador da Transparência Brasil; Conselheiro consultivo da Fundação Mário Covas.

Wagner Diniz – Gerente do Consórcio World Wide Web (W3C) – Escritório Brasil – http://www.w3c.br , organização integrante da Rede Pela Transparência e Participação Social (RETPS).

Eduardo Caldas – Professor de Gestão de Políticas Públicas da Universidade de São Paulo; já atuou como coordenador de programa da Secretaria de Justiça do Estado; ex-secretário de educação em Suzano.

Ethevaldo Siqueira – Jornalista especializado em novas tecnologias, colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”, da Revista Época e da Rádio CBN. Site: www.ethevaldo.com.br

Hélio Bicudo – Jurista, referência na área de Direitos Humanos; criou e preside a Fundação Interamericana de Defesa dos Direitos Humanos (FidDH)

 :: Reuniões anteriores

Os vídeos das reuniões anteriores foram disponibilizados pelo Conselho. As atas foram solicitadas ao órgão pela RETPS. Confira!

Reunião nº1 – 12 de setembro de 2012

Baixe a ata.

Não há vídeo nesta sessão.

Reunião nº 2 – 10 de outubro de 2012

Baixe a ata.

Veja o vídeo na íntegra.

Reunião nº 3 – 14 de novembro de 2012

Baixe a ata.

Veja o vídeo na íntegra.

Reunião nº 4 – 12 de dezembro de 2012

Baixe a ata.

Veja o vídeo na íntegra.

Reunião nº 5 – 9 de janeiro de 2013

Ainda não há ata ou vídeo disponível para desta sessão.

:: Legislação

Decreto nº 57.500 de 8 de novembro de 2011
(…)
Do Conselho de Transparência da Administração Pública

Artigo 40 – O Conselho de Transparência da Administração Pública, de natureza consultiva, terá a finalidade de propor à Corregedoria Geral da Administração diretrizes, metodologias, mecanismos e procedimentos voltados ao incremento da transparência institucional, em articulação com os órgãos e entidades da Administração Direta, Indireta e Fundacional, com vista à prevenção da malversação dos recursos públicos, à eficiência da gestão e à garantia da moralidade administrativa.

Artigo 41 – O Conselho de Transparência da Administração Pública será composto dos seguintes membros:
I – 6 (seis) representantes do Poder Executivo, pertencentes aos seguintes órgãos:
a) Casa Civil;
b) Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania;
c) Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional;
d) Secretaria da Fazenda;
e) Secretaria de Gestão Pública;
f) Procuradoria Geral do Estado;
II – mediante convite:
a) 3 (três) representantes de entidades não governamentais, estabelecidas há mais de 2 (dois) anos, que atuem nas áreas de transparência, controle social ou correlatas;
b) 3 (três) cidadãos residentes no Estado de São Paulo, maiores de 35 (trinta e cinco) anos, de reputação ilibada e notório conhecimento sobre a temática do Conselho.
§ 1º – Os membros previstos no inciso I serão indicados pelos respectivos titulares das Pastas e da Procuradoria Geral do Estado e designados pelo Governador do Estado.
§ 2º- Os membros previstos no inciso II serão indicados pelo Presidente da Corregedoria Geral da Administração, aprovados pelo Secretário-Chefe da Casa Civil e designados pelo Governador do Estado.
§ 3º – Poderão ser convidados a participar das reuniões do Conselho, sem direito a voto, mediante ofício do Presidente da Corregedoria Geral da Administração:
1. representantes do Poder Judiciário, do Ministério Público, da Assembleia Legislativa, do Tribunal de Contas, da Defensoria Pública e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção São Paulo;
2. profissionais especialistas, representantes de outros órgãos ou entidades públicas, bem como de organizações da sociedade civil.
§ 4º – A participação no Conselho de Transparência da Administração Pública é considerada serviço público relevante não remunerado.

Artigo 42 – Os membros do Conselho de Transparência da Administração Pública terão mandato de 2 (dois) anos, permitida a recondução por igual período.

Ato do Governador (Diário Oficial – 7 de agosto de 2012) – Executivo I – Página I

Designando:
com fundamento nos arts. 41 e 42 do Dec. 57.500-2011, os a seguir indicados para integrarem, como membros, o Conselho de Transparência da Administração Pública, para um mandato de 2 anos, na qualidade de representantes:

do Poder Executivo:
da Casa Civil: Teresa Serra da Silva;
da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania: Roberto Fleury Bertagni;
da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Regional: Roberto Meizi Agune;
da Secretaria da Fazenda: Maria do Carmo Scaravelli;
da Secretaria de Gestão Pública: Ulrich Hoffmann;
da Procuradoria Geral do Estado: Maria Rita Vaz de Arruda Corsini;
mediante convite:
da Transparência Brasil: Claudio Weber Abramo;
da Associação Brasileira de Ouvidores: Edson Luiz Vismona;
do Consórcio World Wide Web – W3C Brasil: Wagner Diniz;
Eduardo Caldas; Ethevaldo Siqueira; Helio Bicudo;

nos termos do art. 39 do Dec. 57.500-2011, os adiante indicados para integrarem, como membros, a Comissão Geral de Ética:
Odete Medauar;
Kazuo Watanabe;
José Geraldo Brito Filomeno;
Flávio Flores da Cunha Bierrenbach;
Eduardo Augusto Muylaert Antunes;
Leopoldo Pagotto, na qualidade de suplente;
Luiz Fernando Amaral, na qualidade de suplente.

Deixe uma resposta

Default thumbnail
Anterior

Projeto sobre informações nas escolas paulistas aguarda sanção de Alckmin

Default thumbnail
Próximo

CAPES considera PDF "formato aberto" e nega acesso a dados primários

Última de Blog