Reconhecimento facial é risco! #VetaDoria

108 visualizações
3 minutos de leitura

Que tal ser vigiado(a) enquanto anda de metrô? Que tal você ser detido(a) porque uma máquina informou que você é suspeito(a)? Você está preparado pra isso? Com todas as falhas no sistema de justiça e na tecnologia, você acha que nossa sociedade, cheia de preconceitos, está preparada pra isso?

Aprovado às pressas pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo — sem o devido diálogo e transparência com a sociedade civil, o Projeto de Lei (PL 865/19) autoriza o uso de tecnologias de reconhecimento facial nas estações e mesmo dentro dos vagões do Metrô e da CPTM.

O texto não apresenta salvaguardas previstas em lei para garantir os direitos fundamentais das cerca de 8 milhões de pessoas que usam metrô e trem. Quais os riscos?
1) Pode haver abusos na vigilância, como o uso da ferramenta para identificar e perseguir pessoas por motivos que não os definidos pela lei.
2) É reconhecido que a tecnologia apresenta falhas graves, podendo reforçar discriminação e injustiças. Um estudo identificou erro de até 63% em relação a pessoas negras. Pesquisadores alertam que a taxa de precisão frente à população brasileira pode ser baixa.
O que pode resultar disso é inaceitável – pessoas inocentes sendo detidas, intimidadas e humilhadas.

3) Além disso, o projeto também coloca em risco o direito à privacidade, liberdade de expressão, de circulação e de reunião de milhares de cidadãos usuários desses veículos.
Tanto assim, que a ONU recomenda que o reconhecimento facial em lugares públicos seja suspenso até que se chegue a uma boa regulamentação sobre o uso dos dados coletados.

Diante de tantos problemas, acreditamos que os recursos para instalar e monitorar esses equipamentos seriam melhor aproveitados em outras políticas de segurança.

⇢ Junte-se às organizações da sociedade civil que, em carta aberta, pedem que o governador do Estado de São Paulo, João Doria (@jdoriajr) vete o PL 865/19. #VetaDoria#PL865/19 https://bit.ly/3bwj4lC

@pelacidadania2021
@accessnow
@artigo19brasil
#ArticulaçãoInteramericanaDeMulheresNegrasNasCiênciasCriminais
#DataPrivacyBr
@aeppsp
@cidadesafetivas
@codingrights
@quilombaque
#DadoCapital
@derechosdigital
@institutoalana
@idecbr
@institutoirisbh
@InstitutoEthos
@intervozes
@lapinbr
@DefensoriaPublicaSP
@ocupapolitica2018
@OpenKnowledgeBrasil
@lavits.network
@retps.org.br
@brasil.transparencia
@UNEafroBrasil 

Deixe uma resposta

Default thumbnail
Anterior

Não sancione o PL 865/2019, governador!

Próximo

Nota Pública em Defesa do CENSO 2021

Última de Blog